Formacao certificada SCA – Certificado Coffee Roaster Skills Program
Curiosidade: Sabia que o café passa por 165 mãos até chegar à sua chávena?
Os intervenientes mais importantes em todo o processo são: o Produtor, o Torrador e o Barista, são eles que definem o café na sua chávena.
Um pouco de história, em3 vagas: na primeira vaga, o café como uma mercadoria no início do século XX é dado a conhecer ao mundo com a invenção da máquina de café espresso;
Numa segunda vaga, alarga-se a experiência do café com o aparecimento das redes internacionais como o Starbucks, o Costa e as marcas italianas; surge o Barista, o cappuccino, as várias receitas de café, o Latte Arte;
Na terceira vaga surge o café de especialidade e conexão do Direct Trade e as certificações; Cafés Orgânicos, Fair Trade e Rain Forest Alliance, com o consequente aumento da qualidade através de novos perfis de torra mais leves, e que mostram outros sabores ou notas, que assim passam a proporcionar novas experiências. As principais etapas de produção de café são:
- Colheita
Na colheita manual, os frutos mais maduros (caracterizados pela côr avermelhada) são selecionados e colhidos manualmente, o que se traduz numa colheita homogénea e de qualidade. A remoção é um processo de colheita mecanizado,no qual todos os frutos são colhidos ao mesmo tempo, de tal forma que, geralmente, é realizada uma verificação posterior para uma seleção mais detalhada.
- Processamento
Os grãos são primeiramente lavados e retiradas todas as impurezas. Em seguida são retiradas as cascas e as polpas, deixando o fruto pronto para uma fermentação que resultará em uma semente ideal para a secagem. Depois são colocados a secar até estarem prontos para as próximas etapas. Este processamento pode ser feito através do método seco ou húmido. De acordo com o método selecionado, o sabor do café obterá características distintas ao nível da acidez e aroma.
- Cura
Ocorre imediatamente após a secagem. A sua principal função é remover a casca que cobre o grão de café para classificá-lo de acordo com sua qualidade, forma e tamanho. É depois da secagem do café que o grão fica pronto para a torra.
- Torrefação
É na fase da torrefação que se define os seus sabores e aromas mais característicos do café. O grão é submetido a altas temperaturas que atingem mais de 200°, fazendo com que aumente de tamanho em 80-100%, perca entre 12-20% do peso e, finalmente, adquira a sua cor característica. Fazemos a torrefacção do café no nosso torrador PROBAT P05 III
O nosso torrador PROBAT
As principais variedades de café são o Arábica (sabor puro e suave, aroma intenso, sendo naturalmente mais adocicado e um pouco ácido) e o Robusta (tem maior teor de caféina). A mistura de diferentes percentagens de Arábica e Robusta, de várias origens, resulta em diferentes tipos de café, com sabores e texturas diferentes.
O café que preparamos nas nossas instalações, provém de várias origens – Brasil, Vietnam, Colômbia, Perú, Quénia, Guatemala entre outras.
Os nossos clientes podem assim escolher entre os nossos lotes (blends) misturas de Arábica e Robusta; ou o café de especialidade 100% Arábica, de origem única.